sábado, 15 de novembro de 2014

A Cegonha (17 do Lenormand)



Gente, esta é a carta que mais adoroooo no baralho Lenormand! Estava doido para sorteá-la :D.

A cegonha é uma carta C O M P L E T A. O comportamento deste animal agrega tanta informação biológica, comportamental e mítica, que em si acaba alterando o valor simbólico de quase todas as cartas do baralho. Eu a considero o coringa do lenormand.  
Todos sabem que não sou fã de textos grandes, e não é preguiça de escrever! É para não cansar a leitura de meus visitantes e induzi-los a pesquisas próprias e permitir que suas mentes vaguem na simbologia. Se eu fosse enumerar as habilidades e hábitos deste animal aqui, seriam páginas de combinações. Mas vou me ater em alguns aspectos interessantes para que vocês tenham a noção do que estou falando.
A principio, quando vejo a cegonha no jogo do consulente chego e respirar de alívio, porque para mim ela denota um valor simbólico de bom augúrio muito grande - em todos os aspectos: emocional, profissional, financeiro, saúde...
Este belíssimo animal da família Ciconiidae é presente em quase todo planeta, claro em diversas espécies, mas com hábitos e mitos semelhantes. A cegonha é comumente vista na primavera, quando seu hábito migratório faz com que ela se torne presente à vista e tátil aos seres humanos. É uma ave dócil, apesar de ser carnívora.
A cegonha é cercada em diversas culturas de símbolos míticos singulares. Vou enumerar alguns que considero relevante para a interpretação dentro da cartomancia lenormanica.
Na Europa, principalmente na Romênia, a cegonha é vista como portadora das crianças recém nascidas abençoadas; estas crianças deviam nascer no início de abril (começo da primavera), quando é o período de acasalamento desta ave. Um hábito entre os aldeões era deixar suas filhas livres à noite
para namorar com quem quisessem, e quando voltavam engravidadas, elas tinham a permissão de escolher seu parceiro e pedi-lo em casamento, isso devia acontecer junto aos ninhos de cegonhas, pois apesar de serem aves diurnas, elas se acasalam somente à noite.
As bençãos advindas deste animal recaiam sobre as jovens e estas portavam crianças abençoadas para as famílias levando-as a hábitos monogâmicos e estrutura de legado familiar. Daí a lenda de que as cegonhas portavam as crianças em seu bico. Esta ave é de hábito monogâmico, portanto permanecem com o mesmo parceiro até a sua morte, e caso uma fêmea traia é condenada à morte por outras fêmeas do bando (interessante não é?). A Fêmea tem poder absoluto dentro desta espécie, e isso me fez lembrar a Rainha de Copas representando esta carta ;) .
Em comum, quase toda Europa vê na cegonha o símbolo de piedade familiar, pois os pássaros mais novos tem por instinto cuidar dos mais velhos até a morte; que por sinal possui longevidade, outro aspecto natural deste animal que simboliza a imortalidade no Oriente.
Outro hábito interessantíssimo neste animal é a disciplina. Na Africa os machos mais velhos matam os mais novos que não seguem à risca o aprendizado de voo, pois atrasam o bando em suas migrações, haja vista, serem muito unidos - só voam juntos e jamais deixam um para trás! Algumas tribos africanas viam neste comportamento a autorização divina de que podiam assassinar seus recém nascidos com deformidades físicas, ato bárbaro é claro! Mas comportamento cultural revelante por se tratarem de tribos que precisavam de guerreiros e caçadores sadios. Mas só para entenderem como este animal era visto com seriedade e respeito.
Algumas aldeias da Hungria se utilizavam dos ninhos de cegonhas como marcadores de seus tesouros enterrados, e consideravam uma forma de economizar e guardar bens (financeiros e alimentícios) durante a primavera para abastecer os períodos de escassez do inverno. Acreditavam que o ato de proteção e procriação da cegonha traria bons augúrios para seus bens materiais.
Até os meados do século XVI as cegonhas também eram vistas como mensageiras do julgamento divino, condenando o carrasco humano a desgraça por cumprir um sentença de mal julgamento. Se uma cegonha fosse vista voando uma árvore ou cadafalso na qual houve um enforcamento, o enforcado foi condenado injustamente, e seu executor teria que pagar por esta imprudência.
A cegonha não possui siringe, isso quer dizer que ela não pode emitir sons vocais, seu som é emitido com o ranger ou bater do bico. Neste aspecto vemos a questão do sigilo e segredo inculto nesta carta; inclusive anulando as fofocas e conversas alheias da carta dos pássaros (12).
A Cegonha voa acima das nuvens carregadas e quando estão em pouso abrem suas asas para proteger sua cria da chuva. Este aspecto pode anular o efeito das nuvens, carta 06.
A Cegonha tem longevidade, o que pode retardar o uso da carta 08, o caixão.
A Cegonha obedece rigorosamente as leis do bando e são justas em prol da sua comunidade, o que pode favorecer os aspectos da Lei dos homens na carta da autoridade - Torre (19).
A Cegonha tem senso de fidelidade instintiva aguçada, podendo anular os perigos da raposa (14). E também temos junto a esta carta uma lição de moral muito importante contada em uma das fábulas de La Fontaine : "Não faça com os outros o que não quer para si." Leia a estória aqui: Veja aqui.
A Cegonha tem no seu hábito alimentar as serpentes, nos livrando dos perigos da carta 07.
A Cegonha tem senso de direção afinadíssimo, o que pode favorecer e guiar as cartas do Navio, Cavaleiro e Estradas.

E por aí vai... poderia combiná-la positivamente com qualquer carta do lenormand.

Mas para não puxar sardinha para minha carta favorita (rsrsrsrs), vamos lembrar dos aspectos também negativos deste animal: sua barbárie em relação aos menos favorecidos do bando. :(
Pois é gente, se tratando de pre-conceito.... ahhhh ela está disparada na frente. Mas, fazer o que? Nem no reino animal nada é perfeito.

Vamos a nossas reflexões:

Se coloquem no lugar desta ave. Em que aspecto comportamental ou mítico você se encaixa?
Quais atributos tem trabalhado em sua vida em prol de mudanças favoráveis?
Tem sido leal com seu 'bando'?
Tem feito pré julgamentos incoerentes?

Um ótimo dia de bons augúrios !!!

2 comentários:

  1. Simplesmente maravilhosoooo este texto! Que aprendizado gostoso! Parabéns!

    ResponderExcluir